As tão esperadas câmeras de videomonitoramento que os moradores escolherem no projeto de votação do Orçamento Participativo Digital já têm previsão para instalação. Pelo menos, uma parte delas. Das 18 câmeras prometidas para o bairro Belvedere, cerca de oito serão instaladas até o próximo dia 21 de dezembro, data final para implantação e operação das mesmas. O anúncio foi feito pelo secretário Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, Cel. Hélio Santos Júnior, durante vista da diretoria da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere (AABB) e o vereador Heleno.
O consórcio vencedor da licitação é formado pelas empresas PetCom, Emive e NetService Soluções em Tecnologia. O valor contratual é de aproximadamente R$ 13,9 milhões e contempla 183 câmeras, sendo 23 a serem instaladas na Região Leste, 67 na Centro-Sul e 93 na Regional Noroeste. De acordo com o gerente de Projetos Sustentadores da Secretaria, Cel. Wagner, os investimentos serão com recursos do Orçamento Participativo Digital – OP Digital- de 2011 e além destes equipamentos a serem implantados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), há outros de indicação da Polícia Militar.
Segundo Cel. Wagner, o sistema não só das câmeras, mas toda uma infraestrutura para a captação de informações através de imagens, começará a ser instalado em breve. O sistema compreende câmeras, os postes especiais com os equipamentos, a rede de fibra óptica, a sala de monitoramento e a sala de equipamentos e armazenamento das imagens. O 22º Batalhão da PM vai abrigar uma sala que será a central de recebimento e monitoramento de imagens das câmeras. O espaço está sendo preparado também para receber outros projetos de monitoramento. “Somente na região sob o comando do 22º Batalhão estão cerca de 40 câmeras a serem instaladas, distribuídas em outros bairros como o Luxemburgo, o Sion e o São Lucas”, explicou.
No Belvedere
Ainda segundo o Coronel, os locais de instalação das câmeras foram cuidadosamente estudados utilizando o georreferenciamento de ocorrências policiais com a finalidade de melhoria na prevenção social, redução de depredações, furtos e roubos, identificação de pessoas além de fiscalizações e gerenciamento de crises. Os locais escolhidos seguem critérios como localização das manchas de ocorrências e de delitos, endereços de grande fluxo de pessoas, áreas comerciais, áreas bancárias e rotas de fuga. E, como o bairro Belvedere faz divisa com o município de Nova Lima, também foi levado em consideração as câmeras já instaladas na região de divisa do município vizinho. Além das oito câmeras instaladas no bairro, mais três serão dispotas na BR 356 para ajudar na segurança da região.
Os endereços corretos não são divulgados para que não haja vandalismos além de problemas técnicos na hora da instalação dos equipamentos que em alguns casos poderão ser remanejados. Mas, vias que vão receber as câmeras são as seguintes: Avenida Eurico Gaspar Dutra, Rua Jornalista Djalma Andrade, e Avenidas Paulo Pena, Luiz Paulo Franco e Celso Porfírio Machado.
Ainda segundo o Coronel, “a prefeitura prefere também não informar a exatidão do local de instalação nas vias porque, embora o mesmo já tenha sido escolhido, muitas vezes ele é recuado ou transferido para outro lado da via porque sua instalação coincidiu com uma junção, uma galeria ou tubulação de energia ou gás. E, que o corpo técnico da Prodabel e do consórcio vencedor vai ao local para conferir a situação e assim obter a autorização do órgão competente para a perfuração naquele lugar.”
O Cel. Júnior informou que as salas de operações no Batalhão da PM iniciam os trabalhos no próximo dia 15, a partir daí entra a operacionalização nas ruas. Ele informou também que o Centro de Operações da Prefeitura (COPE) lotado na BHTrans, visualizará a todas as imagens do projeto 153, cujo nome corresponde ao número de câmeras instaladas. No local, tanto a PM quanto o pessoal do COPE exerce o trabalho conjunto com visualização de imagens. São 90 câmeras fornecendo imagens em tempo real.
A previsão é que nos próximos meses deste ano começarão a instalação dos equipamentos na rua, pois primeiramente são montadas as salas de monitoramento e de armazenamento.
Importância
O presidente da AABB, Ubirajara Pires, disse que as câmeras são um importante instrumento de segurança e que a partir da instalação das mesmas o Belvedere estará mais seguro. A visita do presidente da Associação e do seu diretor de Segurança, José Renato Pereira, agendada pelo vereador Heleno, se deu para solicitar a presença da guarda municipal no bairro para reforçar a segurança na Lagoa Seca, ordenar os veículos em fila dupla e em cima de calçadas, e inspeção no trânsito em geral. “Até outubro de 2014, havia a presença da guarda municipal no bairro, de lá para cá a presença dos agentes foi diminuindo”, relatou.
O Cel. Júnior disse aos dirigentes da AABB que o papel da guarda municipal é de segurança do patrimônio de logradouros públicos, principais escolas e centros de saúde. E que as atividades são realizadas através de uma ação integrada do grupo gestor que define as atividades semanalmente – guarda municipal, BHTrans e PM. E que em relação ao Belvedere, será feita uma análise de inspeção no trânsito e na Lagoa Seca para definição de atendimento. “Através desse levantamento, vamos percorrer as ruas e definir o quê fazer para melhorar tanto a fiscalização do trânsito quanto a situação de segurança no Belvedere”, afirmou o Cel. Júnior. Ele informou ainda que o município está formando novos homens para serem lotados nas ruas, visando aumentar os serviços prestados.
Fonte: http://jornaldobelvedere.com.br/portal/index.php/cotidiano/seguranca/item/2932-ate-dezembro-belvedere-tera-cameras-de-video-nas-ruas